A MP está aguardando a sanção do presidente da República Jair Bolsonaro que irá liberar o microcrédito para milhões de brasileiros

A Medida Provisória nº 1.106 que amplia a margem do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, do Benefícios de Prestação Continuada (BPC) e do Renda Mensal Vitalícia (RMV), foi aprovada no início de julho pelo Congresso Nacional.

A MP está aguardando a sanção do presidente da República Jair Bolsonaro que irá liberar o microcrédito para milhões de brasileiros.

As pessoas que recebem os programas sociais do governo estão em busca de informações para saberem como serão as regras do consignado e quais os bancos que farão as contratações.

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil já foi liberado pelos bancos?

Ainda não foi liberado para o público do Auxílio Brasil a contratação do empréstimo consignado. Enquanto não for sancionado o texto pelo presidente, a linha de crédito não poderá ser solicitada.

Também será necessário que o governo determine as regras que vão autorizar os bancos a liberar ao beneficiário do Auxílio Brasil o empréstimo consignado.

Não existe uma previsão do governo de quando o empréstimo estará disponível para os integrantes de programas sociais. Neste caso, quem recebe o Auxílio Brasil deve ficar atento para não ser vítima de golpes envolvendo a oferta de microcrédito.

Qual será o valor do empréstimo do Auxílio Brasil?

O texto da medida provisória aprovada no Congresso estipula a margem do benefício recebido mensalmente por cada família.

De acordo com o texto, os beneficiários do Auxílio e do BPC poderão comprometer até 40% do benefício na contratação do empréstimo, ou seja, o valor da parcela não poderá ultrapassar R$ 160 por mês, isso considerando o atual valor mínimo do benefício que está em R$ 400,00.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é um crédito concedido com desconto das parcelas direto no benefício ou salário. A margem é o limite de renda que poderá ser comprometida.

O presidente da República tem até o dia 3 de agosto para sancionar a Medida Provisória que cria o empréstimo. O texto já foi avaliado pelos deputados e senadores e depende apenas da aprovação de Jair Bolsonaro (PL).

https://www.jornalcontabil.com.br/auxilio-brasil-o-emprestimo-consignado-ja-esta-liberado/